A cidade de Cianorte, terá seu sistema de abastecimento de água ampliado a partir do próximo ano. A Sanepar está instalando uma nova captação de água no Rio Ligeiro, o que resultará em um aumento de quase 60% na capacidade de produção de água. Essa medida garantirá o abastecimento dos mais de 82 mil moradores da cidade.
Com um investimento de R$ 29,8 milhões, o empreendimento trará a segurança necessária para o abastecimento pelos próximos 20 anos. Além da construção da captação, serão instalados 18,7 mil metros de adutora para transportar a água do Rio Ligeiro até a estação de tratamento.
O sistema também contará com a instalação de 27,8 mil metros de redes e três estações de bombeamento, visando melhorar a distribuição de água para todas as regiões da cidade.
Além das vantagens para o abastecimento de água, a iniciativa também traz impactos econômicos positivos para a cidade. Investimentos desse porte geram oportunidades de trabalho e impulsionam a economia local. Durante a execução das obras, estima-se que cerca de 4.300 empregos diretos ou indiretos serão criados.
A previsão é que o novo sistema de captação de água esteja operando até o final do primeiro semestre de 2024. A partir desse momento, a Sanepar suspenderá a captação no Ribeirão Bolívar, que estava em operação desde a década de 1970 e será utilizada apenas em casos emergenciais.
É importante ressaltar que as obras de implantação das tubulações exigem cuidados adicionais. Durante o assentamento da adutora, podem ocorrer interdições totais ou parciais de trechos de ruas, passeios e calçadas. A Sanepar faz um alerta aos motoristas e pedestres para ficarem atentos às áreas em obras, como na saída para a Avenorte, nas avenidas Maranhão, Manduí e América, e nas ruas Araguari e Padre Teobaldo, até a estação de tratamento, na área central.
As novas redes de abastecimento estão sendo instaladas em várias regiões da cidade visando ampliar e melhorar o sistema de distribuição de água. Durante o processo de interligação das novas tubulações ao sistema existente, podem ocorrer interrupções temporárias no fornecimento de água.
Com informações e fotos: Aen/Cianorte é Assim